Pregador de roupa na orelha: quais os benefícios para você?

Pregador de roupa na orelha: quais os benefícios para você?

Muitos pacientes, alunos e ex-alunos já me perguntaram sobre as diversas postagens e vídeos dos “pregadores de roupa" na orelha e sabemos que nem tudo o que está na rede mundial é verdade e que quando este tipo de notícia torna-se viral, pode se tornar um grande problema pois alcança milhares de pessoas.

Este tipo de “notícia" é postado e repostado em diversos sites sem nenhum controle e, infelizmente, a maioria deles não são especializados no assunto e acabam levando desinformação à população, comprometendo uma técnica eficaz, reconhecida e padronizada pela Organização Mundial da SaúdeOMS(clique AQUI link para ver o documento).

Um resumo do assunto: segundo uma terapeuta, colocar prendedores de roupa por cerca de 1 minuto ao longo da região chamada Hélix da orelha(borda externa da orelha) e no lóbulo pode aliviar e tratar dores nas costas, ombros, articulações, melhora da imunidade e digestão, dores em órgãos, dores de cabeça e até infecções.

Voltaremos a esta terapeuta mais tarde.

Então, quais os benefícios de se colocar um pregador na Orelha?

Resposta: NENHUM!

Isso mesmo, nenhum benefício. A não ser que você goste de sentir dor na orelha. Já tentou colocar um pregador de roupas na sua orelha e mantê-lo por 1 minuto? Não? Experimente então por sua conta e risco.

Brincadeiras à parte, a pressão e o estímulo em pontos específicos na orelha(que é rica em terminações nervosas) gera uma ação reflexa no córtex cerebral e sistema nervoso central promovendo um equilíbrio geral, diminuindo e tratando dores entre outros problemas de saúde.

Porém a pressão pelo pregador sobre a orelha é muito grande, ou seja, muito forte e provavelmente irá causar desconforto e podendo até machucar. Além disso, as áreas estimuladas pelos prendedores estão erradas e não correspondem às áreas corretas para o tratamento que se propõem.

Vejamos: a região onde os pregadores são colocados chama-se Hélix, que é a borda externa da orelha que tem origem na cavidade das conchas(sua raiz divide o assoalho da orelha em Concha Cimba e Concha Cava) que se curva para frente e para cima como se formasse uma circunferência e desce terminando na parte superior do lóbulo.

Na região da Hélix podemos encontrar diversos pontos para tratamento como os pontos Hélix 1 a 6, genitais externos, ápice da orelha, yang 1 2  do Fígado, etc… Podemos até utilizar a Hélix como forma de diagnóstico e tratamento, mas isso fica para um próximo post(se tiver interesse no assunto, deixa lá nos comentários).

Voltemos aos pregadores e às regiões onde estão colocados e porque estão errados:

  1. Pregador n.o 1 está pressionando o ápice da orelha e sua função seria de tratar ou melhorar as dores das costas e dos ombros. Porque está errado: na orelha as costas deveriam ser tratadas estimulando áreas e pontos na região da Anti-Hélix e os ombros na região da Escafa.
  2. Pregador n.o 2 teria a função de tratar os órgãos internos, porém os órgãos internos localizam-se nas Conchas Cimba e Cava(não dá para colocar prendedor aí).
  3. Pregador n.o 3 serviria para tratar dores e problemas das articulações, mas estas localizam-se na Escafa, Ramo Superior da Anti-Hélice, Lóbulo, entre outras.
  4. Pregador n.o 4 para nariz e garganta. Os pontos relacionados ao nariz podem ser encontrados no Trago(ou Tragus) e a traqueia e/ou esôfago na Concha Cava.
  5. Pregador n.o 5 teria a função de regular a digestão, porém os pontos do estômago, baço e intestinos localizam-se na Raiz da Hélice e na Concha Cimba.
  6. E por último o pregador de n.o 6 que estaria relacionado à cabeça e coração. Até que faz sentido pois pontos relacionados à cabeça e face estão localizados no Lóbulo, mas não o coração(não estamos falando aqui na relação mente/coração). Mas colocar um prendedor para estimular esta área que não possui cartilagem deve ser muito, mas muito dolorido. Melhor massageá-los com dos dedos, ok?

A pressão nas áreas e pontos específicos da orelha deve ser realizada de forma consciente e responsável para que os efeitos positivos desta técnica sejam observados e os objetivos alcançados.

Há diversas maneiras de se estimular os pontos e áreas auriculares, por exemplo: massagem com os dedos ou palpador, sementes, esferas, agulhas, entre outros.

Em relação à terapeuta que teria passado estas informações e “dicas" sobre os prendedores, ela se chama Helen Chin Lui e teve seu nome utilizado de forma indevida.O site Doce Limão conseguiu entrar em contato com ela e fez este vídeo AQUI.

A Reflexologista Profissional Helen Chin Lui, no seu canal do Youtube, também postou este vídeo AQUI sobre o assunto.

Espero que a postagem de hoje tenha sido esclarecedora e se deseja saber mais sobre Auriculoterapia ou outro assunto relacionado a ela, deixe uma mensagem nos comentários logo abaixo.

Grande abraço!!!