O que é Auriculoterapia?

O que é Auriculoterapia?

Utilizando-se de pontos localizados no pavilhão auricular externo(orelha) para aliviar e tratar diversas condições patológicas, a Auriculoterapia é um método terapêutico muito eficaz.

A orelha possui uma formação fibrocatilaginosa, músculos, ligamentos, tecido adiposo, vasos sanguíneos e linfáticos e nervos motores e sensitivos.

Com um diagnóstico próprio, podemos identificar problemas de saúde específicos de uma pessoa, através da observação de pontos e áreas que podem apresentar diferentes colorações, descamações e dor ao realizar a palpação do local.

Através de estímulos nos pontos auriculares, uma ação reflexa é gerada no córtex cerebral e sistema nervoso central, promovendo uma homeostasia (equilíbrio) geral e gerando assim uma melhora orgânica, funcional ou psíquica.

Há também uma restauração do fluxo de energia dos Canais de Acupuntura, os chamados Meridianos. No livro Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, Huang Ti Nei Jing, a relação entre a orelha e os Meridianos já tinha sido descrita.

Para estimular um ponto auricular podemos utilizar métodos invasivos como agulhas sistêmicas ou agulhas semi-permanentes ou métodos não invasivos como esferas de diferentes materiais e sementes, sendo esta última a mais utilizada e que torna a técnica segura e eficaz.

Reconhecida e padronizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – a Auriculoterapia é uma técnica benéfica em cerca de 250 patologias, atuando não somente como alívio dos sintomas mas também na cura de diversos problemas.

Dentre elas estão as doenças infecciosas, alterações de pressão arterial, alterações glandulares e hormonais, doenças do sistema músculo-esquelético, problemas gastro-intestinais, problemas uro-ginecológicos dentre outros. Tem um grande efeito nos tratamentos obesidade, tabagismo e alcoolismo.

Com sua versatilidade, a Auriculoterapia atua como tratamento independente ou como tratamento auxiliar em combinação com outras terapias para alcançar o resultado do tratamento.

O que poucos sabem é que a Auriculoterapia deve e pode ser utilizada de forma PREVENTIVA!

Gostou do texto? Quer mais informações sobre como a Auriculoterapia pode te ajudar?

Então cadastre o seu e-mail aqui embaixo para receber as novidades!!!