INSÔNIA – Como A Auriculoterapia Pode Te Ajudar

INSÔNIA – Como A Auriculoterapia Pode Te Ajudar

Quando falamos de insônia, esta pode apresentar-se de diversas formas: sono perturbado por sonhos agitados, dificuldade em adormecer, acordar uma ou várias vezes durante a noite, acordar muito cedo ou acordar e não conseguir “pegar" no sono novamente.

A falta de um sono reparador pode levar a pessoa a ter diversos problemas como por exemplo: fadiga, memória fraca, problemas de concentração, diminuição da performance no trabalho.

Dores músculo-esqueléticas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares e sistema imunológico deficiente também podem ser alguns dos sintomas apresentados.

Sem contar alguns problemas psicológicos como depressão, ansiedade e até mesmo abuso de substâncias como álcool e drogas.

Na Medicina Tradicional Chinesa(MTC), a insônia pode ser causada por uma constituição fraca ou por alguma doença crônica. Em se tratando da constituição, esta pode já se apresentar fraca ou ser afetada por alguma doença.

A maior parte das doenças que podem provocar o enfraquecimento da constituição, a faz prejudicando as energias do Coração e do Baço. Isto se mostra com o enfraquecimento/diminuição da produção de Qi e Sangue, pela falha na nutrição do Coração ou pelo esgotamento do Sangue.

Outros fatores que podem causar a insônia são o esgotamento da energia Yin do Rim, Fogo do Coração Queimando e distúrbios da Mente(Shen).

O estado da Mente refletirá na quantidade e qualidade do sono e é enraizada no Coração. Assim, se o Sangue e o Yin do Coração estiverem harmoniosos, a mente encontrará  repouso e o sono será tranquilo e  profundo. Porém, na presença de algum desequilíbrio, sono com sonhos agitados ou até mesmo pesadelos poderão estar presentes.

Podemos dizer que os padrões energéticos que podem gerar a insônia têm como fator comum o Coração, uma vez que a Mente reside no mesmo.

…Quando a energia perversa, que é danosa, invade o corpo, não tem local determinado para se alojar; quando ela atinge os órgãos internos, ela circula junto com a energia Ying e a energia Wei, e fica vadeando junto ao espírito, fazendo com que a pessoa dificilmente consiga dormir bem…

Ling Shu – cap. 43

Na MTC o relacionamento entre mente e corpo sempre é levado em conta, desta maneira um distúrbio em algum Órgão pode afetar o estado da Mente e um desequilíbrio desta, pode gerar alguma desarmonia dos órgãos internos.

Não podemos esquecer que a quantidade e qualidade do sono também depende da Alma Etérea e esta é enraizada no Fígado. Portanto o Sangue e o Yin do Coração e do Fígado devem estar abundantes para que a Mente e a Alma Etérea tenham onde se ancorar, evitando que a insônia apareça.

A insônia pode ser causada por outros desequilíbrios energéticos como a deficiência do Sangue do Baço(que geralmente acontece junto à deficiência de Sangue do Coração), deficiência do Yin do Rim(que pode levar à deficiência de Yin do Coração), deficiência da Vesícula Biliar(pode ser causada por uma fraqueza constitucional ou aparecer após uma doença prolongada), Hiperatividade do Fogo no Coração e Fogo gerado pela Estagnação da Energia do Fígado, entre outros.

Os fatores que podem levar a estes desequilíbrios preocupação excessiva, esforço e trabalho em excesso, medo excessivo, raiva contida(mágoas), dieta irregular(consumo excessivo de comidas picantes, gorduras e açúcares por um longo período) e sedentarismo.

Perguntou o Imperador Amarelo: … Algumas pessoas não podem dormir calmamente, e qual a razão?” Disse Qibo: “Isso é porque as vísceras estão prejudicadas ou que seus sentimentos são bastante radicais. Se não forem eliminadas as duas razões, a pessoa não poderá dormir com calma.

Su Wen – cap. 46

Durante a avaliação, deve-se verificar se a insônia é causada por um padrão de deficiência ou excesso. Uma dificuldade em adormecer pode indicar uma deficiência de Sangue, enquanto acordar durante a noite uma deficiência de Yin ou até mesmo a pessoa apresentar as duas condições ao mesmo tempo.

Os padrões de excesso podem ser Fogo do Fígado Queimando, Hiperatividade do Fogo do Coração, Mucosidade-Calor Esgotando a Mente e Calor Residual no Diafragma.

Os padrões de deficiência podem ser devido à Deficiência do Sangue do Coração e do Baço-Pâncreas, Deficiência do Yin do Coração, Coração e Rins não Harmônicos, Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar ou Deficiência do Yin do Fígado.

Uma vez detectado o desequilíbrio podemos selecionar os pontos para o tratamento. O ponto do Coração é sempre uma boa escolha e não pode faltar nos esquemas de tratamento. Outros pontos como Rim, Simpático, Ápice da Orelha e pontos que ajudam a acalmar a Mente(se você não sabe quais acesse aqui o post 5 Pontos que Acalmam a Mente). Os pontos do Baço, Fígado e Vesícula Biliar também podem ser utilizados de acordo com o diagnóstico apresentado.

Alguns pontos que podem reforçar o tratamento seriam Ansiedade, Fronte, Pontos da Hélice(1 a 6), Cérebro e Glândula Pineal.

Mas fique atento: Sempre procure a orientação de um profissional. Sair pressionando os pontos sem o devido conhecimento da técnica pode piorar o quadro e levar a um desequilíbrio maior.

Um grande abraço a todos!!!