07 Motivos Para Você Fazer Auriculoteapia

07 Motivos Para Você Fazer Auriculoteapia

Com o nosso estilo de vida atual nem sempre percebemos certas mudanças que acontecem em nosso corpo, seja no aspecto físico ou emocional, na alimentação e nos hábitos do dia a dia.

E quando percebemos, está lá aquela “queimação" no Estômago, intestino preso, dores de cabeça, dores pelo corpo, cansaço físico, e não lembramos quando tudo começou…

Muitos são os benefícios da Auriculoterapia, porém pouco conhecidos. Esta técnica atua não só como tratamento curativo, mas também como prevenção de doenças.

Aqui listamos 7 motivos para que você realize sessões de Auriculoterapia e tenha uma vida equilibrada e cheia de saúde.


#1 – Melhora na qualidade do Sono:


Sendo uma terapia reflexa, a Auriculoterapia visa harmonizar o funcionamento e a atividade do córtex cerebral, uma vez que os distúrbios do sono são causados pela excitação ou depressão anormal do córtex.

Alguns pontos auriculares têm função sedante e ajudam a melhorar a qualidade do sonoacalmando a mente. Como por exemplo ao utilizar o ponto Coração, órgão que na Medicina Tradicional Chinesa é responsável por armazenar a Mente e comandar toda a atividade espiritual do ser humano.

Outro exemplo é a Glândula Pineal relacionada à secreção de Melatonina, hormônio relacionado ao ciclo cicardiano e aos ciclos dia-noite. Este ponto tem a função de regular o sono, diminuindo os quadros de insônia e depressão.

Com uma avaliação completa e uma seleção de pontos para cada caso, pode-se recuperar com a Auriculoterapia o sono que há tempos você pensou que tinha perdido.


#2 – Melhora em estados Depressivos:


A depressão é uma condição que afeta um número muito grande de pessoas no dia de hoje. É causada por desequilíbrios químicos dos chamados neurotransmissores que são substâncias produzidas pelas células nervosas de nosso cérebro e que são responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar.

Um desequilíbrio destes neurotrasmissores podem levar uma pessoa a sentimentos de apatia, tristeza, insegurança, falta de concentração, diminuição da motivação além de sintomas físicos como por exemplo diminuição da imunidade, enxaquecas, insônia, dores musculares, cansaço, problemas digestivos e aumento do peso corporal.

Na Medicina Tradicional Chinesa a depressão pode ter diversas causas, uma vez que cada órgão do corpo humano está relacionado com algum tipo de emoção. Por exemplo, o Fígado está relacionado com a Raiva, os Pulmões com a Tristeza, o Rim com o Medo, o Baço com a Preocupação e o Coração com a Alegria.

Assim que o profissional identifica e relaciona o quadro depressivo com o(s) órgão(s) com maior desequilíbrio energético, junto com alguns pontos que regulam as atividades hormonais e pontos calmantes a Auriculoterapia pode ajudar a tratar e diminuir os estados depressivos.


#3 – Alívio de Dores:


A procura da Auriculoterapia para o alívio de dores é um dos motivos mais comuns que o profissional encontra no seu dia a dia.

Seja dor de cabeça, dor muscular, cólicas menstruais ou intestinais ou dores de diversas origens, a Ariculoterapia é muito eficaz. Assim como dito anteriormente, os órgãos não só estão relacionados com os diferentes sentimentos mas também com os diversos tipos de tecidos encontrados em nosso corpo.

Os Rins cuidam dos ossos e articulações, o Fígado com os ligamentos e tendões e o Baço com os músculos. Pontos relacionados à diminuição de dor(pontos com propriedades analgésicas) também são selecionados, assim como o ponto ShenMen, um dos mais utilizados nos tratamentos de Auriculoterapia.


#4 – Ajuda no Emagrecimento:


Na Medicina Tradicional Chinesa o Estômago e o Baço trabalham juntos na digestão e “transformação" dos alimentos e a Auriculoterapia pode agir diretamente nestes órgãos para melhorar as suas funções, e também melhorando a função intestinal para que o corpo absorva o que realmente necessita e excretar o que não serve mais.

A Auriculoterapia também tem uma forte ação no Sistema Endócrino, regulando as disfunções da tireóide e tratamento da diabetes melito.

Ajuda também na força de vontade e nas variações emocionais que podem aparecer em pessoas que estão passando por uma reeducação alimentar. A Fome e a Sede também podem ser “controlados" através de alguns pontos específicos.

Em relação ao emagrecimento, devemos ter em mente que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos devem fazer parte da rotina durante e depois do tratamento.


#5 – Melhora da TPM e Cólicas Menstruais:


Os dias que antecedem a menstruação e o próprio período menstrual costumam ser um pesadelo para muitas mulheres seja por conta das oscilações de humor ou pelas cólicas que podem apenas incomodar ou até mesmo serem insuportáveis.

Com o estímulos de pontos específicos para o alívio das dores, relaxamento muscular e pontos que agem diretamente no útero e na regulação hormonal, a Auriculoterapia ajuda na regulação do fluxo de sangue, diminuição dos coágulos, alívio de dores de cabeça causadas pela menstruação e regula a menstruação que em alguns casos podem atrasar ou adiantar.


#6 – Ajuda a eliminar o vício do cigarro:


O tabagismo causam diferentes problemas de saúde ao indivíduo principalmente os cardiovascularescâncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas(enfisema e bronquite).

Também estão relacionadas ao uso do cigarro, doenças como impotência sexual, complicações durante a gravidez, problemas no trato digestivo, entre outras.

Atuando na força de vontade, controlando as variações de humor, melhorando a digestão e a respiração e atuando diretamente no vício, a Auriculoterapia tem um papel importante e também muito eficaz na ajuda das pessoas que querem acabar com este vício.

O profissional pode utilizar tanto as agulhas ou as sementes para estimular os pontos auriculares, regulando o organismo como um todo.

Assim como o tabagismo, a Auriculoterapia também ajuda a tratar outros tipos de vícios, como por exemplo o Alcoolismo.


#7 – Reduz o Cansaço Físico/Mental:


No corre-corre diário, temos que dar conta do nosso trabalho, das contas, dos filhos, ir para a academia, dos afazeres domésticos… Chega!!! É muita coisa que acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmos!!!

Então aparece o cansaço físico ou mental, não importa.

Nem sempre conseguimos “recarregar" as nossas baterias como deveríamos. A alimentação muitas vezes fica em segundo plano, as horas de sono são reduzidas, os exercícios físicos parecem “que não rendem", etc.

A Auriculoterapia vem ajudar a equilibrar as nossas emoções, a diminuir a fadiga física, aumentar nossa imunidade, aumentar a concentração e memorização, melhorando nossa disposição diária.

E você?

Já teve alguma experiência com a Auriculoterapia? Descreva-a aqui nos comentários!!!

Profissional, conte também os seus resultados!!!

Um grande abraço.

P.S.: Quer saber mais sobre Auriculoterapia? Então curta nossa Página no Facebook e deixe seu e-mail aqui embaixo que mandaremos novidades!!!