05 Pontos Que Acalmam A Mente

05 Pontos Que Acalmam A Mente

Com uma rica inervação, a estimulação dos pontos auriculares agem no córtex cerebral e no sistema nervoso central através de uma ação reflexa gerando um equilíbrio geral, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.

Os diversos estímulos que os pontos auriculares podem receber, seja por agulhamento, massagem, pressão com sementes, estímulos elétricos ou magnéticos, podem fazer com que a energia Qi seja mobilizada através da excitação das dos diversos receptores situados no pavilhão auricular.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os 12 meridianos e os Zang-Fu relacionam-se com a orelha, de forma direta ou indireta. Um desequilíbrio em algum dos meridianos ou Zang-Fu podem tornar um ponto auricular doloroso à palpação e assim, ser tratado este desequilíbrio.

Desta maneira podemos afirmar que a auriculoterapia tem uma influência muito forte no que se diz respeito a acalmar a Mente. Não iremos aqui discorrer com detalhes sobre o papel da Mente na Medicina Tradicional Chinesa, apenas mostraremos alguns pontos que possuem, além de outras, a função de acalmar a Mente e o Espírito.

Então vamos aos 5 pontos que Acalmam a Mente:


#1 – ShenMen:


Localizado na fossa triangular, é considerado por muitos terapeutas o ponto mais importante na auriculoterapia, estando presente na maioria dos tratamentos sendo o primeiro ponto a ser estimulado.

Sua função energética tranquiliza a mente, acalma o espírito e o coração.

É um ótimo ponto para tratamento nos casos de stress, dores, tensão nervosa, ansiedade, insônia, depressão, inquietude. Utilizado também para diminuição da febre, tosse, inflamações e desintoxicação de drogas e alcoolismo.

Este ponto leva o mesmo nome do ponto C7 na acupuntura sistêmica, ponto fonte do Meridiano do Coração pertencente ao Elemento Terra, que possui a função de “ancorar” o espírito. Função que se encaixa perfeitamente com o Shenmen auricular que tranquiliza a mente e permite uma conexão harmoniosa com o espírito, colocando a pessoa em um estado de receptividade ao tratamento.


#2 – Coração:


Localizado no centro da Concha Cava, este ponto é utilizado em todos os problemas do coração tanto nos diagnósticos Ocidental quanto Oriental.

Sintomas como palpitações, angina, problemas circulatórios, hipertensão arterial, AVC, podem ser tratados com este ponto.
No diagnóstico Chinês incluímos todos os problemas acima citados e outras funções do ponto Coração como tranquilizar a mente e acalmar o espírito, sendo também utilizado para diminuir a ansiedade, inquietação, problemas psicológicos, insônia, neurastenia, transpiração excessiva, suores noturnos, regular o sangue e reduzir o excesso de Fogo do Coração.


#3 – Occipital:


Localizado na região superior do antitrago, próximo do sulco antitrago/antihélice é um ótimo ponto sedante e utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa para todas as afecções nervosas, acalma a mente, elimina o calor, dispersa o vento e nutre o Qi do Fígado(Gan).

Possui a função de aliviar dores de cabeça na região occipital, enjôos(causados por viagens – estradas, navios e aviões), vertigem, espasmos faciais, tonturas, insônia e asma.

Este ponto também pode ser utilizado no tratamento desordens psiquiátricas, psicose, choque, dores, convulsões e inflamações.


#4 – Tronco Cerebral:


Este ponto localiza-se na borda superior do antitrago, logo abaixo da base da anti-hélice.

Com sua função sedante, tonifica o cérebro, revigora e acalma o espírito, estimula a mente, sendo utilizado em casos de choque, meningite, convulsões, reduz a hiperexcitação, acalma o vento interno.

Acalma o pânico, tratamento de esquizofrenia e neuroses.

Utilizado para diminuir a febre.


#5 – Subcortex:


Localizado na parte interna do anti-trago, tem a função de regular a função do córtex cerebral, mantendo-o em equilíbrio.
Além de tonificar o cérebro e acalmar a mente, pode ser utilizado em diversos tipos de tratamento, uma vez que este ponto é dividido em três áreas: área nervosa, digestiva e cardiovascular.

Possui uma ótima ação para o alívio de dores agudas ou crônicas, tratamento de ansiedade e depressão, esquizofrenia, hipertensão, arritmias cardíacas.

Como possui ação no sistema digestório, age no trato gastrointestinal aliviando problemas como gastrites, vômitos, diarreias, constipação e problemas digestivos causados pelo fígado e vesícula biliar.


Lembramos aqui que a utilização destes pontos sempre deve estar dentro de um contexto, dentro do que a pessoa apresenta e de acordo com a avaliação do profissional.

A estimulação isolada de um destes pontos pode sim trazer benefícios, porém para um efeito mais eficaz e duradouro, outros pontos podem e devem ser combinados.

Grande abraço!!!

Compre na Amazon