05 pontos para amenizar a TPM

05 pontos para amenizar a TPM

O termo Tensão Pré-Menstrual(TPM) caracteriza-se pelo conjunto de sinais e sintomas físicos e emocionais que podem ocorrer alguns dias antes da menstruação, podendo piorar nas horas a antecedem e melhoram assim que ela se inicia.

As manifestações físicas mais frequentes são dores de cabeça, dores nas mamas, distensão abdominal, fadiga, edemas, memória fraca e tonturas.

Em relação às manifestações emocionais podem se apresentar como instabilidade do humor, ansiedade, choros, insônia, alterações da libido, depressão, irritabilidade(podendo chegar até mesmo a agressões) e agitação.

Estes sintomas podem variar na sua intensidade, podendo ser leves, moderados ou graves.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a etiologia da TPM está relacionada aos seguintes fatores:

a) Estresse Emocional: Sentimentos como raiva e frustrações podem levar à estagnação do Qi do fígado, sendo a maior causa da TPM;

b) Excesso de Esforço Físico: Este é um fator que pode levar a uma diminuição do Yin do Rim e do Fígado, causando a estagnação do Qi do Fígado.

c) Excesso de Atividade Sexual: A atividade sexual excessiva pode também levar a uma deficiência do Yin do Rim e consequente deficiência do Yin do Fígado e estagnação do Qi do Fígado;

d) Alimentação Inadequada: A mucosidade é formada pelo consumo em excesso de alimentos ricos em gordura e de leite e seus derivados. Se a alimentação não for controlada pode haver a produção de mucosidade em excesso e esta, combinada com o calor, pode contribuir para o aparecimento da TPM.

Vamos então aos 05 pontos sugeridos para amenizar a TPM:

Importante: Lembrando que são apenas sugestões e outros pontos também devem ser utilizados de acordo com a avaliação do profissional.

1 – Ponto do Útero: O ponto do Útero trata dos problemas do próprio órgão, como menstruações irregulares, cólicas menstruais, corrimentos, endometrioses, endometrites, infertilidade e disfunções sexuais. Ajuda a repor a energia do Rim e a Essência.

2 – Ponto dos Tálamo: Um dos Pontos Mestres da Auriculoterapia, tem como uma de suas funções, regular o funcionamento das glândulas endócrinas. É utilizado para tratamento de dores agudas e crônicas, diminuição da ansiedade, depressão, náuseas, vômitos. É um ponto que beneficia o Cérebro e acalma a Mente. 

3 – Ponto do Rim: Um dos pontos importantes para a manutenção da saúde, assim como a sua conservação. Os rins armazenam a Essência Vital e a sua utilização faz com que possamos tonificar a energia Yang e nutrir a Essência. Tem função de drenar e conservar o metabolismo dos líquidos corpóreos, sendo utilizado quando edemas nas extremidades estão presentes. É um ponto muito utilizado em problemas relativos ao período menstrual. A energia do Rim também tem a função de produção dos óvulos nas mulheres e dos espermatozóides nos homens. Tem a função de controlar as mudanças na vida, incluindo a puberdade(estágio onde as mulheres começam a menstruar). Como pertence ao Elemento Água, ao tonificarmos a sua energia, esta controlará a energia do Elemento Fogo(relacionado ao Coração) ajudando a controlar a ansiedade e agitação, uma vez que a Mente reside no Coração.

4 – Ponto Adrenal(ou Supra-renais): Este ponto localizado na região do Trago ativa a produção de hormônios relacionados ao stress, ajudando a pessoa a lidar com situações onde há irritabilidade, ansiedade, agitação, problemas circulatórios e é um ponto muito utilizado assim como muitos dos Pontos Mestres. Em relação ao período menstrual, ele é utilizado também em casos de menstruação abundante.

5 – Ponto Endócrino: O ponto Endócrino é considerado um dos Pontos Mestres da auriculoterapia e tem como função tratar e regular as funções do sistema endócrino, levando aos seus níveis homeostáticos apropriados. Tem função anti-inflamatória, aumento da imunidade, regula a menstruação e as atividades sexuais, diminui a umidade e trata os edemas.

Estes foram os 5 pontos sugeridos para o tratamento da TPM e suas funções. 

Se tiver alguma dúvida sobre estes ou outros pontos, deixe um recado nos comentários.

Grande abraço!!!