05 Elementos

05 Elementos

Constituindo a base da Medicina Tradicional Chinesa em conjunto com a teoria do Yin e Yang, a teoria dos 05 Elementos(Wu Xing) afirma que água, madeira, fogo, terra e metalsão os materiais básicos  que formam o mundo material.

Entre eles existe uma relação de interdependência e controle mútuos, estabelecendo assim um estado de constante movimento e mudanças. Por isso, muitos autores não concordam na tradução do termo “Xing" como Elemento  e sim como “movimento" ou até mesmo “comportamento".

…o Yin e o Yang do movimento dos cinco elementos é a lei do universo, o princípio que guia todas as coisas, a fonte das inúmeras mudanças, a base de crescimento e de prejuízo, e a sede suprema das atividades espirituais…

Su Wen – Cap. 66

Isto é devido também ao fato de que cada Elemento se relacionar não apenas com uma função ou um aspecto do mundo material(natureza) ou no próprio homem, mas com as constantes mudanças que podem afetar estes “sistemas". Desta forma podemos dizer que não são apenas os constituintes básicos da natureza e sim os cinco “processos" básicos, suas qualidades ou também fases de um ciclo que estão sempre em constante movimento.

Quando nos referimos a um Elemento, não estamos falando do que ele em si representa na Natureza mas sim nos aspectos(ou qualidades) que cada Elemento pode estar relacionado. Pode ser uma emoção, uma estação, uma cor, um sabor, um órgão, etc.
Vamos utilizar o Elemento Madeira como exemplo. A cor que o representa é o verde, o seu ZANG é o Fígado, o seu FU é a Vesícula Biliar, o seu sabor é o azedo, a sua emoção é a raiva, sua estação é a Primavera, sua orientação é o Leste, seus órgãos do sentido são os olhos e seu tecido são os ligamentos e os tendões.

…A sobrevivência de um homem depende das energias Yin e Yang e depende dos CINCO ELEMENTOS (metal, água, madeira, fogo e terra), o que se costuma chamar de “a vida depende dos cinco"…

Su Wen – Cap. 03

A teoria dos 05 Elementos é empregada na Medicina Tradicional Chinesa no diagnóstico, na sintomatologia e no tratamento dos diversos desequilíbrios energéticos que podem se “transformar" em diferentes doenças que o homem pode apresentar. Historicamente esta teoria não foi aceita em algumas das Dinastias Chinesas, mas é amplamente descrita em algumas das obras mais conhecidas como o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo(Su Wen e Ling Shu) e também no Nan Ching – O Clássico das Dificuldades.

Em relação aos ZANG-FU(termo que se refere aos órgãos e vísceras) cada Elemento age sobre dois deles: Madeira(Fígado e Vesícula Biliar), Fogo(Coração e Intestino Delgado), Terra(Estômago e Baço), Metal(Pulmão e Intestino Grosso) e Água(Rim e Bexiga). O Elemento Fogo também se relaciona com o Triplo Aquecedor e o Pericárdio.

Como dito anteriormente os 05 Elementos possuem uma relação de interdependência e controle mútuos e isto pode ser demonstrado com os Ciclos de Geração, Dominância(ou Controle), Excesso de Dominância e Contra-Dominância.

# Ciclo de Geração – Ciclo SHENG:

Também conhecido como regra mãe-filho, este ciclo diz que cada Elemento GERA um outro Elemento. Um Elemento é FILHO do Elemento que o GERA e é, ao mesmo tempo, MÃE do Elemento GERADO.

Complicado? Talvez isto ajude:
1 – a Madeira GERA o Fogo pela queima;
2 – o Fogo GERA a Terra pelas Cinzas;
3 – a Terra GERA o Metal que é encontrado no solo;
4 – o Metal GERA a Água pelo seu “derretimento";
5 – a água GERA a Madeira pela nutrição, fechando e dando continuidade ao ciclo.

# Ciclo de Dominância – Ciclo KE:

Este ciclo, também conhecido como regra avó-neto, diz que cada Elemento DOMINA/CONTROLA ouro Elemento. Um Elemento é NETO do Elemento que o DOMINAe é, ao mesmo tempo, AVÓ do Elemento DOMINADO. É o ciclo que mantém a unidade dentro dos 05 Elementos.

Outra ajudinha para entender melhor:
1 – a Madeira DOMINA a Terra, “cercando-a" ou “delimitando-a" por exemplo;
2 – a Terra DOMINA a Água, represando-a;
3 – a Água DOMINA o Fogo, extinguindo-o;
4 – o Fogo DOMINA o Metal, derretendo-o;
5 – o Metal DOMINA a Madeira, cortando-a e novamente fechando e dando continuidade ao ciclo.

# Ciclo de Excesso de Dominância:

Seguindo o mesmo pensamento e sequência do Ciclo de Dominância, porém o Elemento DOMINADOR exerce um controle excessivo ao Elemento DOMINADO, provocando um desequilíbrio e consequente diminuição deste último. Isto se deve quando a harmonia e o equilíbrio entre os Elementos são quebrados.

# Ciclo de Contra-Dominância:

Este ciclo acontece quando a sequência do Ciclo de Dominância se inverte, onde o DOMINADO começa a DOMINAR o DOMINADOR.
Por exemplo: A Terra começa a dominar a Madeira, a Madeira começa a dominar o Metal, o Metal começa a dominar o Fogo, o Fogo começa a dominar a Água e esta última começa a Dominar a Terra.

Também é um ciclo onde a harmonia e o equilíbrio entre os Elementos foram quebrados.

…os cinco Elementos da natureza se associam às cinco orientações, do leste, do oeste, do norte, do sul e da parte central para produzir os climas frio, quente, a umidade, a secura e o vento. As cinco vísceras do homem ativam a energia vital para produzir as cinco emoções da alegria desmedida, da raiva, da melancolia, da ansiedade e do terror…

Su Wen – Cap. 66

O assunto em relação aos 05 Elementos é extenso e, por esta razão, irei dividir este post em mais 6 posts!!! Cada um explicando os elementos separadamente, a relação com os seus ZANG-FU, sua emoção, estação, sabor, etc…

Cadastre-se logo abaixo e não esqueça de deixar seus comentários que são sempre muito bem vindos!!!

Um grande abraço!!!